sábado, 11 de dezembro de 2010

O tempo passa

Parabéns ao canalha Xando Xiospork que, ontem, 10 de dezembro de 2010, completou 3 décadas de vida!

Em seu churrasco de última hora (sim, resolveu fazê-lo por volta das 20h00), o velho Xando fez as mesmas palhaçadas que me encantara 12 anos antes (1998), quando o conheci. O astuto zoador pegou a caixa de papelão do bolo que comprara para comemorar o seu aniversário e, dentro dela, colocou umas tranqueiras para dar volume. Com a caixa fechada repleta de tranqueiras, ele recebia os convidados pedindo para segurar a caixa ("o bolo") de tal maneira que a mesma ficava cambaleando em suas mãos até cair no chão. Enquanto o convidado se desesperava por ter "espatifado" o bolo, Xando dava gargalhadas e abria a caixa para desmentir a farsa. Esse é o velho Xando, pensei.

Em determinado momento me toquei: - Trinta anos já?! - Indubitavelmente um filme de nossa história - que se iniciara lá nos confins de janeiro de 1998, quando Braida levara o amigo Xando aos primeiros ensaios da banda Nevrose - passou pela minha cabeça. Quantas coisas já fizemos juntos! Lembro-me de quando Xando raspou a cabeça e ficou com o cavanhaque farto, adotando (por querer ou não) um visual agressivo - todos trocavam de calçada quando o viam. Lembro-me das macumbas que nós, juntamente com a turma, fazíamos no bairro para ver o "bafafá das véias" no dia seguinte; lembro-me do famoso bundão que Xando fizera na janela do ônibus para um carro que, por sinal, era o de sua mãe - que olhava desacreditada ("é meu filho?").

Enfim... O tempo passou, o Xando era o mesmo, eu sou o mesmo, o Braida virou doutor (único da região que passou na OAB) e disse que desencanou da música, e nós ali, continuando aprontando, porém, com mais lentidão (as articulações do corpo já não são mais as mesmas) e falando de casamento, compra de casa, filhos e etc...

É... O tempo passa... E o que é que fica? E quem é que fica?

Abraços e parabéns ao velho canalha Xando Xiospork, meu amigo!



homenagem de HUGO PEZATTI

2 comentários:

  1. Velho Xando, aquele que bebia cerveja com banana no show da chacara da arco-iris...lembra?

    ResponderExcluir
  2. ô...o Miltinho me deu uma mamãozada esse dia...gagagggagag

    ResponderExcluir