sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Guitarra, baixo, bateria e rebeldia... NADA?

Vade Retrô??


Anos 80 (esq p/ dir: Huguinho, Zezinho, Luisinho, Sérgio e William)

Você viu a METEVE hoje? Infelizmente eu sim. O que me incomoda nessa nova onda musical é a falta do algo mais que uma banda de rock tem quer ter. Em minha humilde visão.
Nem cheguei ver o nome da banda, incomodou-me principalmente o sorriso da garota. Ela tinha todos os dentes. Eu nunca acreditei numa pessoa que não tivesse pelo menos uma cárie neles.
Ela era educada, disse que conheceu os integrantes da banda a menos de um mês, falou bem de uma "senhora" que tinha ido ao primeiro show deles. UM MÊS e um show!!!! Triste fim dos encontros entre jovens que não tinham nada a fazer e por isso, faziam uma banda.
Dee Dee Ramone nunca foi um intelectual, instrumentista ou qualquer coisa brilhante, mas até hoje não vi melhor definição do que sua:
"uma banda de punk rock é feita por garotos furiosos querendo ser criativos." Ele soube mais que ninguém, talvez seja esse seu brilhantismo, expressar a angústia de uma geração problemática.
Seus assuntos giravam em torno do que ele vivia, então se você não vive NADA, qual vai ser o assunto da música de hoje?
 Eu preciso polir-me e tentar ouvir alguma coisa dessas bandas, deve haver alguma coisa boa nisso tudo. Mas infelizmente minha ignorância ou preconceito estão me impedindo de conhecer o que rola de novo.
Porque as vezes nem sempre o novo é bom. Vade Retro Satanás! E como o retrô está na moda talvez Beto Barbosa grave um disco novo.
A garota da faculdade do vestido rosa talvez seja a rockstar do momento também. Pois ela não tem NADA: Não canta, Não dança, Não nada e é feinha. Passaram-na no funileiro.
Talvez seja essa a prerrogativa para se ter uma banda hoje em dia e até o Velhas cantou isso numa música sua "Sr. Sucesso". Conhece-se a pessoa a um mês e forma-se a banda.
Quando a guitarra, o baixo e bateria tocavam e a rebeldia estava desafinada, a banda não engrenava. Hoje em dia a banda não tendo "NADA" ja está afinada. Basta achar os marionetes, com nomes começando com "R" e diminutivos (tipo FI, DI, Bis, Cá, Te).
Se antes o nome da banda era também a "alma" da banda (e conceito filha da puta esse também, se eu tivesse alma ja teria feito um pacto com o demo faz tempo! O pacto com o demo para tocar guitarra bem é uma arte, tocar guitarra mal é uma desgraça de Deus só pode), agora virou conceito de alguma merda que infelizmente desconheço. Se eu tiver um filho vou chama-lo de Caps Lock.
O Rolling Stones tem esse nome por causa de uma música do Muddy Waters. Mick Jeguer e Keith Herbert-Richards se conheceram em função de discos de Blues que o mesmo levava no ônibus ou metrô ou trem ou outro caralho. O BadaUAI do CPM22 (em Minas Gerais é assim que se fala) dizia que uma de suas influências era Agent Orange, uma banda legal dimais sô. O DETONAUTAS se formou pela Internet na ânsia de todos integrantes terem uma banda.
Tudo isso para citar o mais velho e o mais novo. Mas todos tinham algo para dizer ou alguma atitude para mostrar, importavam-se com a "REBELDIA" da bagaça. Usar um óculos diferente não te faz ser rebelde, muito menos tatuagem ou cabelo zuado. Se até nos tempos do guaraná com rolha isso era clichê pacarai... Imagina agora pó de arroz. Phoda paca!
Eu citei CPM e o Detonautas, e olha que não conheço muita coisa dessas bandas, porque numa entrevista deles sobre influências citaram algumas que eu respeito. E Respeito mochacho is very important. O resto é só complicação.
E se a galera respeita o resto é resto.
Eu sempre quis ter uma banda para conhecer garotas, falar um pouco de merda que me angustiava e se no processo me divertisse, eu estava no auge da canalhisse.
Porque o Respeito eu levo no peito, abaixo do queixo, na reta do berimbau. É nóis!

P.s.: Rebeldia é consequência disso. Agora não ter NADA para falar é triste.

A arte pela Arte

* Xando Xiospork é apenar uma rapaz latino americano, sem dinheiro no banco, nascido no interior e possui um pênis de tamanho descomunal.

2 comentários:

  1. Xando.... Eu vi a menina de vestido rosa tocar na METEVÊ. Tinha um tecladista que, em uma música, tocou com um teclo branco suspenso (tipo guitarra). A música parecia DANCE, mas com bateria acústica (e não eletrônica-programada). Depois tocaram uma outra nada a vê com essa. Tipo... Tentei mesmo engolir o sapo. A menina até que não desafinava, mas percebia-se que ela fazia esforço para não semi-tonar. E outra coisa... Apesar de afinada, a voz dela não tinha nada de especial. Era uma voz comum, sem brilho.

    Depois que uma menina da plateia perguntou pra ela como era a sensação de sair na (revista) CAPRICHO e ela respondeu que ainda não acreditava, que parecia que aquela edição era como brincadeira - onde só existia uma revista com ela na capa (a dela) - e depois ela mandou uma música horrível, pensei: que bom! Se é isso que vai pegar na mídia agora, não poderá se afirmar de forma alguma que isso é rock. Talvez deixem o rock em paz...

    ResponderExcluir
  2. Por isso que eu coloquei a foto do Spandau Ballet ai... isso me cheira a uma volta a essa roupagem "banda" sem se preocupar muito com a música saca...moda pela moda +- isso

    e outra...o movimento é cíclico e pelo menos vou estar vivo para ver o fim disso
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Spandau_ballet

    ResponderExcluir