domingo, 15 de agosto de 2010

Chad Channing

Se eu tivesse meus 16 anos o que acharia da banda Before Cars e seu álbum Walk Back? Escutar Before Cars sob a indicação "banda do ex-baterista do Nirvana" é dar um tiro no grupo, matá-lo antes de ser ouvido.

Encontrei o Before Cars, pois há tempo andava preocupado com Chad Channing. Sim... Me colocava no lugar dele. O que teria feito se fosse chutado do Nirvana tempos antes do Nevermind? E o que virou Pete Best (baterista chutado dos Beatles um pouco antes do Please Please Me)? Pesquisando, constatei que ambos estão vivos! Mas que vida levam? (Que vida eu levaria?).

No caso de Best, o “chute” partiu da produção - sob a alegação de não ser criativo e, assim, Ringo Star (inovando com sua mão esquerda) ganhou o posto. Mas esta explicação não se aplica (e nem deve ser aplicada) ao Chad Channing.

Em 2008, li a biografia de Kurt Cobain (Mais Pesado Que O Céu – Charles Cross) e esperava por fim entender a saída (tirada) de Chad Channing do Nirvana. E nada! O motivo não ficou claro para mim. Entrei em uma comunidade do Orkut sobre o Nirvana para debater o caso e o máximo que consegui foi fãs que não entendem nada de bateria e muito menos de Nirvana. Alegavam apenas com a emoção que Dave Grohl era melhor e blá-blá-blá. Eu não quis (e quero) saber quem é o melhor. Sou baterista e tenho a minha opinião. Mas quero entender porque Chad Channing foi chutado do Nirvana. E os leigos já devem estar pensando: “porque ele era ruim. Escute o ‘Bleach’ (álbum do Nirvana gravado com Channing)”!

Respondo para estes: “Escutem vocês o Nevermind (álbum de sucesso do Nirvana, gravado com Dave Grohl)!”. Sim! O Nervermind! Escutem as faixas “Lithium”, “In Bloom” e “Breed” (ou seria “Imodium”?)! Tenho todas estas músicas gravadas com Chad Channing na bateria e – pasmem – as versões do Dave Grohl não mudaram nada estas canções.

O que eu estou querendo dizer é que foi o Chad Channing quem criou o estilo de bateria do Nirvana. Foi ele quem inovou, mas o mérito só é dado ao Dave Grohl e isto me entristece... Muitos comparam o Channing ao Grohl analisando o “Bleach” e o “Nevermind”, mas esperem lá! Não tem como comparar uma produção independente gravada nas coxas (606,17 dólares) com uma super-produção (que ultrapassou a casa dos cinco zeros). Seria algo semelhante a se comparar um longa caseiro com O Poderoso Chefão.

Enfim... Talvez, musicalmente falando, o Nirvana tenha trocado seis por meia dúzia. (Vale à pena lembrar que no livro de Charles Cross, Chad Channing tomou por conhecimento que saiu da banda quando viu o furgão do Nirvana indo para uma turnê e deixando ele em seu apartamento. Já o site http://v1.dyingdays.net/Nirvana/index.html diz: “Chad Channing sai em maio de 1990 alegando diferenças musicais com os outros companheiros”).

Mas ok! Posso estar errado (nunca saberemos). Não cuspo nas minhas origens: sou um grande fã e admirador de Dave Grohl (minha principal escola), mas quero que saibam que hoje sou muito fã de Chad Channing. Na minha visão, ele fez muito mais pelo Nirvana do que o próprio Kurt poderia pensar. Mas esta é uma visão de um cara de longe, que não merece discussão, mesmo por que, aonde chegaríamos?

Para encerrar este artigo, gostaria de dizer que, sem maturidade musical, os ouvintes poderão (mais uma vez) “crucificar” Chad Channing injustamente - ao ouvir o Before Cars. Tenham maturidade musical - é tudo que peço. O Before Cars não é o Nirvana e nem quer ser. E achei um puta álbum o Walk Back.


BEFORE CARS: http://www.myspace.com/beforecars

NIRVANA COM CHAD CHANNING: http://www.youtube.com/watch?v=as6IvML19Gk | http://www.youtube.com/watch?v=D2rm281soj4

por: HUGO PEZATTI, fundador e baterista da banda Pronúncia, historiador graduado pela UNESP de Franca, professor do ensino fundamental e médio. Contato: pronunciarock@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário