quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Punk que nunca foi Pop.

A década de 90 deixou um legado diversificado para o rock. De um lado a subida meteórica do grunge fazendo com que as bandas de "heavy farofa" ficassem chupando o dedo e perdessem o espaço. E por outro um pouco mais clandestina e tardia, o chamado aparecimento do "punk pop" denominados por alguns xiitas do rock.
Na época gostei muito do Dookie do Greenday (que saiu por uma grande gravadora) e na sequência procurei mais pelas bandas ditas do "punk pop" que saiam por selos menores. Como não entendia muito não me importei com o termo e hoje continuo importando muito menos, pois se isso é pop, não consigo descrever algumas bandas que estão na mídia.
Principalmente na METEVE.
Tive gratas surpresas ouvindo Rancid, Nofx, Offspring, Pennywise, Descendents, Shelter e algumas outras mais. Melhor conhecer para falar sobre do que ignorar e passar por idiota. Comprei uma revista que tinha a VJ "CUCA" na capa, na época era o único meio de informação confiável, para ler uma matéria sobre o assunto em si.

O que me deixava puto na época era que muitos dos rockeiros de plantão que eu conhecia maldiziam as infames bandas que estavam surgindo e algumas por outro lado
nem tão novas assim, com tempo de rodagem. Você poderia falar numa conversa do Fugazi, de Dead Kennedys mas ao citar Rancid, por exemplo, provocava a ira em alguns doentes.
Pensava "cacete, melhor ouvir isso do que o mal estar que assola as rádios!". Na citada revista acima, a matéria tinha a opinião de 3 punks do Brasil, que eu ouvia suas respectivas bandas, os respeitava profundamente e até me espelhava, pois era um caminho a se seguir.
O primeiro na sua opinião permitiu se esquivar dizendo que não conhecia, que nunca tinha ouvido falar. Ele é importante até hoje, claro para os caras que respeitam.
O segundo proferiu: "não gosto nem de Greenday, nem de Offspring... Eles pegaram o bonde andando...etc". Hoje ele é mais pop e trabalha para o Bispo. Amém irmão, não é julgamento moral mas é Phoda.
O terceiro na sua sapiência previu: "Para mim não fede nem cheira... Sabe como é, faz a molecada seguir em frente, procurar as fontes". Precisa dizer mais?
Você procura o certo, fazer a coisa certa. Apesar que hoje nesse liberalismo, falar sobre coisa certa, juízo de moral é motivo de cadeia. De chacota ficou para trás.
Fazendo uma correlação com os dias de hoje e com o momento que se passa muitas das bandas na moda, como foi em 1995, por mais que eu seja otimista e prefira como o mestre crer que muitas pessoas irão procurar as fontes, não vejo uma luz no fim do túnel. A moda é uma merda mesmo. Não consigo compreender as fontes que essa rapaziada ai ouviu.
Mas está ai e parece que veio para ficar por mais que incomode os testamenteiros de outrora. Quero fazer eu mesmo pelo passado... se eu conseguir me lembrar dele!!!

Por Xando Xiospork.

Nenhum comentário:

Postar um comentário