domingo, 15 de agosto de 2010

Pós Nirvana

Ele foi o responsável, durante um certo tempo, pelas baquetas do Nirvana, banda que dispensa apresentações. Mas poucos sabiam de suas habilidades como compositor. Tempos depois, resolveu formar uma nova banda, mas desta vez para ser frontman. No disco de estréia, canta todas as vozes, toca violões, baixo, bateria... Parece que estamos falando de Dave Grohl e seu Foo Fighters, certo? Mas na verdade estamos falando de Chad Channing e seu Before Cars. Baterista do Nirvana entre 1988 e 1990, Chad chegou a gravar o álbum de estréia da banda de Kurt Cobain e Krist Novoselic, o hoje aclamado "Bleach". Depois de ter saído do Nirvana, Chad ainda tocou bateria em bandas pouco expressivas como Fire Ants e The Methodists até criar o Before Cars em 2006.

Sem fazer praticamente nenhum burburinho, "Walk Back", disco de estréia da banda, viu a luz do dia em meados de 2009. Com produção de Jack Endino (que também produziu a estréia do Nirvana) o disco acaba por frustrar as viúvas do grunge, mas está longe de ser ruim. Quem esperava algo semelhante à sonoridade de Nirvana, Alice In Chains ou até mesmo Pearl Jam, vai se deparar com algo mais próximo ao Posies, uma banda de Seattle que era conhecida na cidade pelas belas melodias que elaborava.

Chad Channing prova ser um bom compositor de powerpop, com suas canções cheias de refrães melodiosos e vocais dobrados. As guitarras comandam "I Can't Afford You", "Bunnys" e "Novacaine", enquanto "Juniper" é conduzida por uma interessante linha de baixo. A banda exala psicodelismo em "Old Chair", de belo refrão, e "Wouldn't Think So". O disco tem ainda a bela balada "Doll In Time", onde um violino se destaca.
Há quem queira comparar o disco de estréia do Before Cars com o do Foo Fighters, devido às coincidências que existem. Entretanto, apesar das boas melodias, a banda de Chad Channing demonstra ter uma inequívoca vocação ao underground, sendo cabíveis apenas comparações com a Nova Mob, a banda que Grant Hart criou depois do fim do memorável Hüsker Dü.

É uma pena que este "Walk Back" esteja fadado ao ostracismo, pois trata-se de um bom disco. Quem puder, ouça. Mas esqueça Nirvana e Foo Fighters. O Before Cars tem brilho próprio.

por: JAILTON MARQUES
fonte: http://www.zonapunk.com.br/ver_res_cds.php?id=1689

Nenhum comentário:

Postar um comentário