terça-feira, 24 de agosto de 2010

OUTUBRO OU NADA

Época de eleição e já começam os e-mails, são fotos comprometedoras, artigos de jornais, piadas com os candidatos do momento. Tudo isso teria algum valor caso chegasse a nossos olhos com a imparcialidade necessária a esse assunto. Mensagens criticando governos e candidatos, alegando os prós e contras, não passam de barata propaganda eleitoral. E bota barata nisso já que a maioria dos e-mails que tenho recebido são de pessoas comuns que aparentemente não tem ligação alguma com os candidatos.
Meio a todo esse lixo eletrônico que é despejado diariamente em minha caixa de mensagens percebi que independentemente do candidato anunciado (ou denunciado em alguns casos) o objetivo é sempre o mesmo, convencer uma pessoa a ter a mesma opinião do que lhe envia a mensagem. Diante dessa guerra por provar quem está correto (não os candidatos, mas aqueles que os promovem gratuitamente através dos serviços de e-mail) resolvi entrar na dança.
O objetivo dessa mensagem é mostrar que todas as outras mensagens “políticas” (que de política nada têm) não devem servir de base para uma decisão tão importante quanto o voto, uma vez que não passa de pura propaganda. Basear seu voto num e-mail sensacionalista é equivalente a receber um panfleto de um restaurante e durante quatro anos não fazer nenhuma refeição que não seja a do panfleto. Isso não significa que devemos ignorar os e-mails ou panfletos, mas sim, entender que eles não passam de “vitrine”, e que a propaganda não reflete todo conteúdo do produto. A pesquisa de mercado não é valida somente para as compras de bens materiais, mas também para os serviços prestados (sim, serviços prestados, afinal qualquer político na esfera que seja ainda está a serviço do povo, ao menos deveria). Outubro está aí. Minha opinião está formada, não por e-mail ou santinho, mas sim por pesquisa, por ideais e valores que segui minha vida toda.

Está na hora de entender que o defeito de um candidato não torna o outro melhor, de escolher nosso candidato por suas virtudes, não pelos defeitos dos concorrentes.

O VOTO

NUNCA VOTE NULO! Votar nulo é alimentar o inimigo, é a contramão da democracia, só favorece quem está no topo. Pensar que votar nulo é protestar é pura ignorância. Voto nulo não impede a eleição de maus candidatos, só permite que eles continuem na mesma posição que estão.

O brasileiro sofre de um mal que tem arrastado a política nacional por uma mesmice sem fim. O que assistimos constantemente nos esportes, concursos e pesquisas é fato também nas urnas. O brasileiro não gosta de perder. Mas existe fórmula mágica para a vitória? Se existe não conheço, mas o povo se acostumou a uma fórmula que parece bastante simples. Torcer para quem já está ganhando. Assim é mais fácil, sem gozação para o perdedor, não existe frustração da batalha perdida. Conversando com algumas pessoas percebi que o que mais motiva o eleitor é a certeza de que seu voto irá para o “vencedor”.

Mas quem foi que disse que o primeiro é sempre o melhor? Que as propostas do 1º colocado na pesquisa são interessantes para todo o país? Eleição não é boxe, onde vence o mais forte ou corrida, onde vence o mais rápido. Eleição é disputa para ser vencida por quem tem projetos e idéias que mais coincidem com a vontade popular. O problema é que enquanto o povo brasileiro achar que estar do lado que “vence” é mais importante do que suas próprias necessidades, elegeremos sempre o que o jornal aponta como preferido.



Leandro Faustino

4 comentários:

  1. Muito bom seu texto. Gostei. Usarei nas minhas aulas, ok?

    Ah! Seu texto inspirou no meu (logo acima). Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Não concordo que votar nula seja favorecer o inimigo, os maus políticos.
    Votar nulo é uma opção para quem não possui candidato algum, que ache que nenhum irá servir para atender as necessidades que o País precisa.
    Se eu não tiver nenhum candidato, se eu entender que nenhum servirá para governar, ainda assim devo votar em alguém apenas para não deixar o "inimigo" ganhar?
    O voto nule é um direito, uma manifestação da liberdade para os que querem abster-se do processo. Se todos votassem em nulo, serviria para mostrar ao País o quando indignado nos encontramos.
    Eu voto nulo e que todos os brasileiros também o façam obrigando a uma nova eleição.
    ATENÇÃO: VOTO NULO DIFERENTE DE VOTO EM BRANCO.

    ResponderExcluir
  3. Olá marcos. Entendo que você possa não se identificar com nenhum candidato e votar nulo. Mas desejar que todos votem nulo é o problema. Como você disse isso obrigaria a realização de uma nova eleição. Nesse caso, quem seriam os candidatos? Você acha que realmente surgiriam novos candidatos assim tão melhores quanto imagina?

    ResponderExcluir
  4. Realmente tá tudo Fudido... Mas tmbm voto nulo!

    ResponderExcluir