domingo, 8 de agosto de 2010

Raul Seixas

Em meio a diversas especulações em torno do filme sobre Raul Seixas, faço minha estréia neste blog expondo minhas opiniões sobre o grande compositor e rockeiro brasileiro.

Ao presenciar o que, de certo modo, fez quase que banalizar a importância de Raul Seixas no cenário musical brasileiro por meio do famigerado uso de seu “santo nome em vão”, visto nos insistentes e por vezes irritantes gritos de “toca Raul”, devo lembrar aqui de toda sua genialidade e criatividade que pode ser encontrada em sua obra.

Raul Seixas aparece na cena musical brasileira com o disco “Raulzito e os Panteras” de 1968. Este disco é repleto de ótimas canções visivelmente influenciadas pela musica dos Beatles e pela Jovem Guarda. Após este, Raul passa a se apresentar com seu próprio nome (Raul Seixas) e em 1973 lança “krig-Há, Bandolo!”, considerado por muitos (inclusive Nasi do Ira) o melhor disco do Rock brasileiro de todos os tempos.

Mas, ainda era pouco para o criativo compositor. Discos como “Gita” e músicas como “Maluco Beleza”, ficaram marcadas na história não só do Rock, mas da música brasileira como um todo. Idéias geniais, criativas e originais ficaram na cabeça de todos aqueles que gostam de música como – O Dia em que a Terra Parou; Tente Outra Vez; Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atraz.

Além disso, Raul também tomou o Rock para si, fazendo deste gênero o que ele nunca pode deixar de ser (sendo mesmo o motivo de sua aparição): um estilo musical de rebeldia e crítica social. Assim, nos deparamos com canções de alto teor crítico e rebelde como:

"Aluga-se" - na qual ironiza o imperialismo Norte-americano e o “entreguismo” da elite política e financeira brasileiras;

"O Carimbador Maluco" - na qual, em formato de musica infantil, constrói uma crítica anarquista à sociedade e ao Estado;

E a épica "Sociedade Alternativa" - em que brada um hino (também anárquico) a formação uma de uma sociedade cuja liberdade deveria ser total.

Assim é que deve ser lembrado Raul Seixas. Um grande compositor da música brasileira. Um artista corajoso e inovador, à frente de seu tempo que levou a sério o Rock and Roll, utilizando-se de sua estética e ideologia de modo a valorizar este estilo musical e fazer com que seja imortal, de geração à geração.

Toca Raul!

Nenhum comentário:

Postar um comentário