sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Museu do Rock N´ Roll Rio Preto

Para quem ainda não sabe, está rolando no FACEBOOK o Museu do Rock n´ Roll Rio Preto. O museu virtual está repleto de fotos de bandas de rock que passaram pelos palcos da região dos grandes lagos. A mais antiga (até então), se não me falha a memória, é uma foto de 1981.

O acervo iconográfico só existe graças a colaboração dos membros do grupo (ou comunidade) do FACEBOOK. Quem fez parte da história do rock e tem fotos para mostrar, as compartilham com o grupo que acabam por comentar as “figurinhas”. Então, o Museu do Rock n´ Roll Rio Preto não é só fotos, mas também relatos de quem vivenciou o período.

Isto é muito bom, mas ao mesmo tempo levanta uma questão: o rock morreu? Faço esta pergunta, pois, refletindo me pergunto: o que teria levado alguém a fazer um museu de rock? A resposta que vem a minha mente é: a necessidade de se recordar o que não se vive mais; remontar o passado; trazer para o futuro aquilo que deixou de existir.

O museu pode ser um reflexo da sociedade atual, em específico, da sociedade rock riopretense atual. Todo mundo se pergunta “o que está acontecendo com o rock?” e a criação do museu pode ser, indiretamente, uma resposta a esta pergunta.

Adorei a ideia do museu (inclusive contribuí com ele), mas temo o pior... E agora José?

por HUGO PEZATTI

PS: Seria a Rádio Canalha um museu de rock?

Um comentário:

  1. Não! A rádio canalha são apenas jovens ociosos tentando ser criativos...

    ResponderExcluir