sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Mito do Produtor

A discussão é antiga...

Me perdoem a franqueza, mas, se você é da opinião de que o produtor é o cara que estraga uma banda... Tem chão pela frente... Se você é da opinião de que um produtor vende uma banda, tem chão também... Mas, se você é da opinião de que um produtor é imprescindível para uma banda, meus parabéns! Você é da mesma opinião que os Rolling Stones e outras bandas profissionais!

Se até hoje os Stones (40 anos de banda) gravam álbuns com produtores, quem somos nós para dizer que produtores não são necessários?

Leiam o trecho retirado do site globo.com (http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1291963-7085,00-GUITARRISTA+DOS+ROLLING+STONES+ESTA+TRABALHANDO+COM+JACK+WHITE.html):

O músico [Keith Richard] disse que mantém contato com [Jack] White e deixou no ar a possibilidade de tê-lo como produtor do próximo álbum da banda. "Tudo o que posso dizer é que estamos em contato.”

É isso mesmo galera! O Jack White (White Stripes) poderá ser o produtor do próximo álbum dos Rolling Stones! Definitivamente os Stones sabem o que fazem. Ponto.

Então o negócio é o seguinte... Há dois tipos de produções: àquelas que produzem álbuns e àquelas que produzem bandas. Mas, na prática, ao se produzir um álbum também se produz uma banda. Sempre há o que aprender.

O produtor funciona como um membro adicional da banda - aquele que a houve por completo e fala o que está bom e o que não está. O produtor consegue enxergar além do que a banda pode ver, também trás idéias impensadas pelo o grupo e que se encaixam perfeitamente no conjunto. Um bom exemplo disso é o produtor dos Beatles, George Martin. Saudosos Sgt. Pepper´s e Abbey Road...

Enfim... O produtor não vende ninguém. Ele lapida a banda, lapida o álbum. Fortalece a característica principal da banda, seja ela a raiva do punk, a melodia do metal ou o pop dos emos. Portanto, não é o produtor que vende uma banda, é a própria banda que nasce vendida. Afinal, se o Led Zeppelin foi uma banda pop dos anos 70, o pop não era ruim... E, respondendo à antiga questão levantada pela MTV - O Iron Maiden é pop? -... Sim! É pop. Mas não é vendido...E de fato o pop está ruim hoje. Mas a culpa não é do produtor...

Deixo aqui meus abraços ao Andy Warhol, ao Malcon Mclaren e aos grandes produtores que nos deram grandes bandas!


HUGO PEZATTI é músico, baterista da banda Pronúncia, bacharel em História (monografia - A História do Rock), pesquisador de bandas e apaixonado por mulheres.

contatos: hugopezatti@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário