domingo, 10 de outubro de 2010

Por que Rádio Canalha?

Por pura inveja! Sim! Inveja pura... Mas, calma! Não é daquela inveja corrosiva, negativa e maldosa; é daquela saudável, que dá vontade de seguir o exemplo, sabe?

Tudo começou num final de tarde quando eu estava garimpando shows para a banda Pronúncia. Coisa difícil de se fazer, pois banda autoral é problema aqui no Brasil... Espaços para tocar são poucos e, mesmo quando abrem, o público não colabora. Mas, enfim...

Vagava pelo Orkut naquele final de tarde. Estava atrás de um festival chamado Plis Rock (que acontece na cidade de Penápolis-SP - e que já entrei em contato várias vezes com os caras e nada...). Ao entrar na comunidade do festival, me deparei com um link¹ em algum lugar da página. O link era de um site que contava uma breve história do rock de Penápolis (assinado por Fred Di Giacomo e com a colaboração de André "Ramone" Gubolin).

Li! E a inveja "matou"... Logo pensei:

Até Penápolis que é um "ovo" tem um movimento rock organizado, "patriótico". Que vergonha que é aqui... (ainda mais sabendo que a história do rock riopretense é rica, cheia de fatos para contar).

Já que o rock made in Rio Preto está uma merda, pensei em copiar uma "breve história do rock riopretense". É que, como historiador, ingenuamente acredito que ao se saber da história (de algo ou alguém), pode-se mudar pontos de vista e se fazer algo para recuperar o bom que foi perdido (ou mesmo tentar criar algo melhor). Mas é claro que já aceitei o fato de este pensamento ser mero romantismo, porém e daí? Os punks também amam, não é mesmo Xando? E não à toa, o texto de estréia da Rádio Canalha foi: O que não move nada - o punk e o bêbado².

Joguei a ideia para o Xando Xiospork (via MSN mesmo). E ele me disse:

Mas por que você quer fazer um blog sobre a história do rock de Rio Preto, sendo que você ainda vive o rock riopretense?

E como uma luz clareando os pensamentos do século XVIII, concordei com Xando.

Ok! Mas por que o nome Rádio Canalha - deve estar se perguntando... Agora que sabe a história do blog, vamos a história do nome do blog...

Os antigos Xiospork´s, Xando Xiospork e Rans Chuck Nerves, resolveram voltar a ativa... Porém, como não dava mais para reunir os originais membros da banda (tem hora que a própria vida impede essas coisas), eles resolveram fazer um outro projeto "bandal". Para isto, chamaram Hugo Pezatti - que vos escreve neste momento. Assim formaram uma nova banda; que se chamaria (ou chamará) Rádio Canalha. Rádio porque é algo clássico, algo raro que não se tem mais; uma tentativa de resgate cultural, além do que, no rádio se ouvia/ouve rock n´ roll, informações, comédias, novelas (putarias) e etc... E, canalha, porque "canalha" se adequa a tudo. Sacana é canalha; irônico é canalha; satírico é canalha; mulherengo é canalha; crítico é canalha; observador é canalha; voyeur é canalha; free lancer é canalha; o Xando é canalha; e, no fim das contas, todo mundo é canalha ou tem uma "canalhice" enrustida.

Eis que no dia 03 de agosto de 2010, Xando Xiospork me aparece com o blog www.radiocanalha.blogspot.com e, assim, fomos adicionando colaboradores phodásticos e "canalhando" você! Mas a história não para por aqui. Laissez faire laissez passer...


¹. http://www.punkbrega.com.br/2010/07/breve-historia-do-rock-de-penapolis-1985-2003/
². http://radiocanalha.blogspot.com/2010/08/o-que-nao-move-nada-o-punk-e-o-bebado.html


HUGO PEZATTI é historiador, vocal/guitarra da banda Rádio Canalha, baterista da banda Pronúncia e colaborador phodástico nos tempos vagos.

3 comentários:

  1. Pô, olha só. Que bom que o post serviu de inspiração pra alguma coisa criativa. Longa vida à Rádio Canalha!

    ResponderExcluir
  2. Aeee, Legal eim!! esse blog aí vai longe, aki tem historia pra contar eim!! auhauha

    Abraço! até mais.

    FISH

    ResponderExcluir